Neste 1º de setembro, comemoramos mais um dia do Profissional de Educação Física.
Educação Física que no Brasil está em um processo de evolução contínua. No futebol, um dos esportes que mais evolue cientificamente, tanto no Brasil, como no Mundo, a Educação Física, tem se constituído em uma das maiores aliadas deste processo. E, claro, ciência, materializada nos profissionais que a executam. Um dado concreto, para elucidar tal afirmativa é o percurso que um atleta de futebol percorre ao longo de uma partida de futebol que no anos 80 era de seis kilometros em média em noventa minutos de futebol e atualmente corre-se o dobro, apenas para ficar em um exemplo, dentre todos os outros que poderiam serem abordados, dentro de uma análise mais profunda de evolução fisiológica em atletas de futebol.
No futebol, deve-se muito desta contínua evolução a profissionais de Educação Física que cada vez mais buscam crescimento e desenvolvimento, em todos os aspectos. Primeiro se qualificando cada vez mais, depois implantando programas adequados e compatíveis com esta evolução do chamado futebol moderno.
Que o profissional de Educação Física, tenha cada vez mais valorização, dentro do contexto futebolístico, para que a modalidade possa manter seu curso progressivo de crescimento e desenvolvimento.
Assim, o futebol, que já foi conhecido até como "ópio" do povo, numa alusão ao estado de êxtase que proporciona as grandes multidões, possa cada vez mais, com a contribuição direta e efetiva dos profissionais de educação física, ser refêrencia de desenvolvimento integral.