Cerimonia de premiação da 1ª Edição da Copa do Brasil de Futebol Feminino 2007, Mato Grosso do Sul/Saad campeão. fonte: arquivo pessoal do técnico José Roberto da Silva |
A Copa do Brasil de Futebol Feminino em sua 4ª edição nesta temporada 2010, movimenta a modalidade no país entre os dias 26 de agosto e 04 de dezembro. Competição oficial da CBF - Confederação Brasileira de Futebol, que a partir de 2007, em sua histórica edição inaugural tem-se caracterizado como a príncipal competição para o futebol feminino brasileiro, movimentando em média 32 equipes em cada edição, com representantes de todas as regiões do país, envolvendo mais de mil atletas, além dos profissionais diretos, como equipe técnica e os indiretos, como imprensa e afins.
Atualmente a única competição nacional oficial em nosso país, a Copa do Brasil de Futebol Feminino, vai além do sonho de se jogar futebol, pois envolve projetos, preparação e busca por auto afirmação. Não apenas para atletas de maneira individualizada, para clubes de maneira interna, mas sim para a modalidade no Brasil.
A Copa do Brasil de Futebol Feminino, uma competição nacional, que movimenta o país de norte a sul, traz consigo, em sua ampla abrangencia, todo o contexto do crescimento e desenvolvimento do nosso futebol feminino, em sua clara e objetiva apresentação de produto final, como esporte, daquilo que temos, fazemos e/ou evoluimos neste período de quatro temporadas.
Históricamente, a Copa do Brasil de Futebol Feminino, desde a sua primeira edição em 2007, teve nesta a sua maior aceitação por ser a competição de lançamento, a pedra fundamental. Desde então, tanto por parte da organização, como por parte dos envolvidos, observa-se uma evolução contínua no sentido de consolidar cada vez mais esta competição. Porém é dentro das chamadas "quatro linhas", que quer dizer, dentro do campo mesmo, que a competição tem dado a sua maior contribuição, bem como passa a fazer parte dos objetivos a serem alcançado por equipes e atletas ao longo do ano, principalmente nos estados que tem suas competições estaduais.
Assim sendo, e com a realização de mais uma edição da Copa do Brasil de Futebol Feminino, a modalidade possa continuar seu processo de evolução. E que festa do futebol feminino, sejas permanente.