A participação do Cene, representante de Mato Grosso do Sul no campeonato brasileiro da série D tem sido, senão brilhante, como desejaria os mais exigentes, ao menos digna, até o momento, após três rodadas da competição nacional de futebol.
Isso porque, o Cene, conhecido como Furacão Amarelo por seus torcedores, representa o futebol estadual na última competição nacional desta temporada 2010. Antes, no primeiro semestre, tivemos as participações de Ivinhema e Naviraiense na Copa do Brasil.
Até então, mesmo ocupando a última posição com apenas 02 pontos em três jogos com uma derrota e dois empates, em um grupo que tem Madureira/RJ, Botafogo/SP e Tupi/MG, considero uma participação com exelentes perspectivas e possibilidades de conseguir vaga na próxima fase e assim posteriormente, buscar fase a fase crescimento e estabilidade em busca de uma tão sonhada vaga numa posição melhor para o futebol de Mato Grosso do Sul no cenário futebolistico brasileiro. Sabemos sim, bem como entendemos que nosso futebol merece e precisa estar em uma posição melhor nas competições nacionais, e hoje, quem representa esta possibilidade é o Cene.
Depois de duas partidas fora de Mato Grosso do Sul, enfrentando o desafio de atuar longe dos seus domínios, desgaste de viagem, e adversários de bom nível como Tupi e Madureira, os resultados, dois empates, pode ser considerado positivo, embora dentro das quatros linhas, nas duas partidas, a equipe comandada pelo professor José Macena, tenha realizado um trabalho muito positivo, assim como bem representado o futebol do estado.
Depois destas duas participações, mesmo com empates, fica a certeza que o futebol estadual, tendo planejamento, organização, bem como boa preparação, aos poucos poderá voltar a trilhar o caminho do sucesso, voltando a brilhar, como nos tempos aureos, quando as equipes do estado de Mato Grosso do Sul, representadas por Operário e Comercial principalmente, realizavam em competições nacionais participações que sempre foram motivo de orgulho para o futebol do estado.
Obviamente que falta muito ainda para se chegar até este ponto evidentemente, e que talvez até nem se chegue, ou quem sabe, e que bom seria, até supere aquele período e aquela época gloriosa que atualmente é apenas saudosa, porém fato é que para o futebol do estado, e por extensão, para todos os envolvidos, direta ou indiretamente, quanto mais forte nosso estado estiver no cenário nacional, melhor para o nosso futebol.
Após a realização de um campeonato estadual de ótimo nível técnico, de uma participação de bom nível na Copa do Brasil, em que pese aconteceu a goleada do Santos sobre o Naviraiense, mas naquele momento a equipe paulista estava um degrau acima de todas as outras equipes do Brasil, tanto é que está na final da competição, a participação do Cene nesta série D, tem representado bem o nível do futebol estadual, jogando em igualdade de condições com equipes do eixo Rio-São Paulo-Minas, mostrando que o futebol estadual, que é a base para esta equipe, tem conseguido manter um nível de performance dentro do que desejamos, com margem de evolução.
Fica agora a expectativa, que nas próximas duas partidas, que serão realizadas em Campo Grande, a equipe possa se impor e buscar alçar voos ainda mais alto.
Que o futebol de Mato Grosso do Sul continue sendo bem representado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário