quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

COPA DO BRASIL 2011

 Começou neste meio de semana mais uma edição da Copa do Brasil. De competição sem muito prestígio nos idos dos anos 90 quando teve suas primeiras edições, relegada a um cantinho mínimo nos notíciarios, se tornou uma das competições mais desejadas e comentadas no país.
 Que é a competição mais democratica do calendário nacional, isso não tem a menor dúvida. Porém por outro lado é a que mais evidencia a diferença existente no nosso esporte preferido: o futebol.
 No encontro dos chamados grandes de centros como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, com outros também chamados grandes, porém de regiões norte, nordeste e centro oeste, a diferença está cada vez mais acentuada, com rarissimas equipes que demonstram equilbrar este contraponto.
 Bem sabemos que a diferença é muito grande, mas tem pontos que chama a atenção, quando tomamos como base de referencia competições disputadas nos mesmos moldens, que apresentam enfrentamentos de equipes de várias séries, como é o caso por exemplo da Itália. O que se observa como diferença maior em nosso futebol brasileiro, quando se tem uma exposição de competições desta natureza, não é somente no que se refere a aspectos financeiros ou de investimentos. O que mais chama a atenção é que o que se apresenta dentro das quatro linhas, reflexo de como as equipes estão sendo preparadas, representa uma distancia em muitos aspectos, sejam eles técnicos, táticos ou fisiológicos, evidenciando que equipes de patamares diferentes no país do futebol, estão cada vez mais se distanciando em sua totalidade.
 Claro e evidente que uma equipe com uma extrutura maior tende a apresentar uma condição melhor, porém, mesmo que tenha esta diferença, em termos organizacionais, seja táticamente, técnicamente ou físicamente, guardada as devidas proporções, o essencialmente básico precisa ser evidenciado, afinal, são equipes de futebol profissional, o que requer esta prerrogativa. 
 Em tempo como esse, de realização de uma competição desta magnitude e grandeza, deverá servir também como oportunidade de análise mais profunda desta lacuna que está cada vez mais evidente, onde a diferença entre equipes chamadas grandes e consideradas pequenas, cresce cada vez mais.
 Esta é a nossa Copa do Brasil...
 Este é o futebol brasileiro.

R9: VAI RONALDO !!!!

 Vai Ronaldo !!!!
 Assim gritavam os incentivadores daquele menino fransino em São Gonçalo...
 Vai Ronaldo !!!!
 Gritavam os torcedores cruzeirenses para aquele garoto de apenas 17 anos que já encantava a todos que o viam desfilar o seu precoce talento.
 Vai Ronaldo !!!!
 Gritos comuns em todos os lugares onde o FENÔMENO desfilou seu repertório amplo de dribles, arrancadas e muitos, muitos gols...
 Vai Ronaldo !!!!
 Torciam todos os amantes do futebol quando das inumeras reuperações ao longo da carreira.
 Vai Ronaldo !!!!
 Grito em uma só voz de todos os brasileiros nas copas que disputou, em especial em 2002, sua maior conquista...
 Vai Ronaldo !!!!
 É o que dizemos agora, após o encerramento da carreira de um dos maiores de nosso futebol em todos os tempos...
 Vai Ronaldo...

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR 2011

 Muito embora já se transcorreram mais de vinte dias deste seu encerramento em 25 de janeiro no Pacaembú em São Paulo com o Flamengo levantando a taça após vencer por 2 x1 a equipe do Bahia, não poderia seguir sem voltar aqui para abordar a Copa São Paulo de Futebol Jr 2011. 
 Seguimos a nossa caminhada profissional, mas esta competição, pra mim, a mais democrática do futebol brasileiro, que abre o calendário da modalidade no Brasil, era sim um grande desejo pessoal em participar.
 Realizamos, juntamente com todos os departamentos, junto ao Rio Claro Futebol Clube, na sede do grupo H em Águas de Lindóia, onde fazia parte também Guarani FC, Figueirense FC e Rio Branco ES, a primeira fase mais equilibrada da competição.
 Assim sendo, fechei esta competição, com muita alegria por ter realizado mais uma etapa, bem como ter a certeza de mais um sonho pessoal realizado, bem como a complementação de ter participado até então de todas as modalidades do futebol brasileiro, com passagem agora sim, após a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em todas as categorias de base, Infantil, Juvenil, Feminino, Profissional, mas nada mexe tanto com o sonho do atleta quanto esta competição, que é a referência no futebol brasileiro.
 Copa São Paulo de Futebol Júnior é mais que uma competição, pois significa a chegada em um ponto inicial que cada atleta projetou a sua vida inteira.